x

Blog

Home > Blog > Tecnologia Educacional > O que é Tecnologia Educacional?

O que é Tecnologia Educacional?

4 de setembro de 2019
11 Comentários

Os avanços tecnológicos na área da Tecnologia da Informação (TI) têm propiciando a produção e disseminação das informações como jamais visto em nossa história. Dentre as diversas características dessa sociedade podemos destacar a presença maciça das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Para Castells (2000), estamos na sociedade informacional, na qual a informação é a principal matéria-prima. Nesta sociedade a convergência tecnológica e o predomínio da lógica de redes também são aspectos relevantes. 

Em uma sociedade na qual a tecnologia e a informação são destaques, fica fácil compreender a importância da utilização dos recursos tecnológicos no ambiente educacional, recursos esses que já fazem parte do cotidiano das instituições, seja de forma proposital, ao serem disponibilizados laboratórios de informática para as aulas ou quando os alunos os levam na forma de dispositivos móveis (smartphones, tablets, netbooks etc.). Esse panorama impõe a elaboração de estratégias pedagógicas que se beneficiem da presença desses aparatos digitais. Assim como está ocorrendo agora, outros aparatos tecnológicos já foram introduzidos ao ambiente educacional e não surtiram o efeito esperado, isso se deve ao fato de que não basta apenas incluí-los, eles devem ser integrados a partir de metodologias de ensino e aprendizagem contextualizadas que explorem todo o seu potencial.   

Nesse contexto que surge a Tecnologia Educacional que é a área que trata da integração dos recursos tecnológicos ao ambiente pedagógico. Mais do que favorecer a integração destes recursos tecnológicos essa área promove a contextualização e dinamismo dos processos pedagógicos que são muito necessários na atualidade. 

Aguardamos a sua Participação 

Tem alguma experiência interessante para relatar na área de Tecnologia Educacional?  

Acredita que ainda seja possível educar, sem levar em consideração a presença dos recursos tecnológicos no ambiente educacional? 

Compartilhe conosco! 

 

 

Castells, M. O poder da identidade. Tradução de Klauss Brandini Gerhardt. 2. Ed. São Paulo: Paz e Terra. 2000. 

 

 

 

COMENTÁRIOS:

R
Rodrigo Martins
Caros Amigos Hoje em dia fica muito difícil ver a educação sem os recursos tecnológicos. Agora temos que levar em consideração às condições em que a escola esta inserida. Possui recursos? Por que às vezes o professor quer usar esses recursos,porém o ambiente não apresenta . Eu tenho experiência nos dois lados. No lado dos recursos, costumo usar aplicativos na área de Química, por exemplo, tabela periodica. Quando não tenho recursos, tento realizar experiências com materiais caseiros e de baixo custo. Resultado das duas experiências: excelente A aprendizagem apresenta um resultado satisfatório. Abraços a todos.
S
Suzana Fernanda Augusto Lourenço
A tecnologia faz parte do dia a dia das crianças desde cedo em nosso contexto atual, não tem mais como correr disso! Mas sabemos que ainda existem pessoas resistentes ao uso, ou até mesmo bloqueio. E também sabemos da importância e a diferença, em usar esses recursos de forma contextualizada. Eu acredito que a educação sem esses recursos, hoje em dia, não se torna tão significativa e interessante...não desperta interesse principalmente no Ensino Fundamental. E cada vez mais vemos jovens desistindo de estudar... Será que se usarmos mais esses recursos, não vamos atrair mais esses alunos? Despertar neles o interesse em buscar novos conhecimentos?
N
NELSON SAMPAIO JUNIOR
Atuo na área de tecnologia educacional há algum tempo (cerca de 20 anos). Percebo que tivemos muitos avanços, mas as escolas têm dificuldades para usar os recursos, algumas vezes por excesso de oferta e em outras pela resistência do docente. As universidades deveriam inserir em suas cadeiras, de forma prática, o uso de ferramentas tecnológicas para a educação e as escolas poderiam prever um treinamento específico para uso da tecnologia.
C
Carla Gonçalves Felizardo Torres
Boa noite. Em relação a experiência com a tecnologia, tenho uma atividade de discussão numa aula de matemática onde verificou-se a necessidade de dialogar com os alunos sobre o uso das tecnologias e as relações interpessoais. Falamos sobre ansiedade e a partir desse diálogo desenvolvemos um projeto denominado "Conexão Jovem". Foi uma ótima experiência. Nos dias de hoje acredito ser impossível desconsiderar o uso dos recursos tecnológicos no ambiente educacional. Entendo que a tecnologia como aparato, já se tornou uma extensão do cérebro humano. Se isso é bom ou não, é um assunto a se discutir.
M
Marcos Rocha
Tenho utilizado alguns recursos tecnológicos, no dia a dia de jovens, os quais desde cedo aprenderam a usar muita das tecnologias apresentadas. Porem muitas vezes me falta recursos para resolver certos problemas, que tenho criar meus próprios meios para criar uma forma de chamar a atenção desses jovens, na área da educação minha estratégia, é aguçar a curiosidade do jovem para chamar-lhe a participar do seu processo da construção de aprendizado.
L
Liliane
Acredito que para educar basta ter força de vontade e conhecimento, contudo, percebemos que o uso das ferramentas tecnológicas traz mais qualidade no ensino quando se é explorada corretamente. Realmente não basta ter as ferramentas e usá-las incorretamente ou não usar seu potencial. Concordo com o comentário anterior, as escolas e universidades precisam investir mais nessa área tornando uma disciplina.
G
George S.Menezes
Hoje os recursos tecnológicos colaboram em conjunto com as metodologias pedagógicas e essa integração necessária, a contextualização para um maior dinamismo e a voracidade de informações cada vez mais imediatas, nos leva a uma necessidade de maior integração. As instituições de ensino, na sua grande maioria, não estão estruturadas para essa integração, porém há realidades que tais recursos não estão acessíveis, não impedindo de o processo de ensino aprendizagem ocorrer. Os recursos ferramentas para o educar, mas o educar não ocorrer somente com essas ferramentas, e sim com o ambiente ao redor, pois as ferramentas usadas serão as disponíveis, os educadores são construtores de tais recursos disponíveis.
M
MARCUS ANTONIO DE OLIVEIRA CHAVES
A experiência que eu tenho é Mangahigh.eu apliquei aulas de matemática brincando durante cinco anos na escola compositor Luiz Carlos da Vila. Um projeto do Sesi em qual os alunos bricavam com a Matemática através dos jogos . Eram jogos de matemática Sundaytimes que era muito integrante e não só também jogos mas eram atividades que faziam online e onde eu conseguia saber e monitorar o quanto o aluno fez . O aluno recebia medalha oh line quando compria as tarefas planejadas por mim e foi isso um Marco muito na matemática. Mas infelizmente por causa da falta de wi-fi, recursos para manutenção e outras coisas projeto acabou porque foi destruída pela invasão nas escolas. Mas acredito que a tecnologia funciona.. Alunos que a final do curso diziam. Nunca gostei de matemática como agora. Então percebi que atingi o objetivo.
F
Flávia Dias
Ensinar, da maneira que for é importante para todos. Tanto para quem aprende, quanto para quem quer compartilhar o que sabe. Considerando o fato de que podemos fazer isso com palavras e até gestos, os recursos tecnológicos se apresentam como mais um recurso para enriquecer o aprendizado. Um exemplo disso é a cultura maker, que cresce a cada instante. Com ela, podemos ampliar o conhecimento com infinitas possibilidades. Deixo como meu exemplo, as aulas que faço com meus pequenos da educação infantil no espaço maker do colégio onde trabalho. Utilizo em minhas aulas materias como garrafa pet, papelão, canudos, terra, areia, meia calça, papel de diferentes tipos, eva,palitos, bandeja de isopor, entre outros, para falar sobre corpo, animais, culturas de outros países e estados brasileiros, etc.
R
Rosangela
A criação de novas tecnologias faz parte da evolução humana e hoje com a internet tudo está mais acelerado. Não há mais a possibilidade de planejar uma aula sem utilizar todas as ferramentas possíveis, pois caba a todo docente criatividade e conhecimento.
C
Cátia D`Avila
Já sabemos que os recursos tecnológicos no ambiente escolar para ampliar a aprendizagem, promovem diversas experiências significativas. O espaço escolar é o local privilegiado de ensino-aprendizagem, e por meio das novas tecnologias, há um estimulo maior para os alunos na busca por conhecimentos. O professor precisa conhecer as tecnologias que possam enriquecer suas aulas. Porém não posso deixar de colocar que as escolas são bem diferentes, devido as desigualdades sociais, que aumentam cada vez mais. Então o acesso aos novos recursos tecnológicos ainda não são para todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*