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Robótica

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A proposta da nossa atividade é explorar, pedagogicamente, os diversos recursos tecnológicos na área da Robótica Educacional. O projeto desenvolvido pela RPCTE utiliza recursos diversificados para que os alunos possam ampliar seus conhecimentos nessa área.

 

 

Em nossa atividade utilizamos kits diversos para que os alunos tenham conhecimento amplo sobre as etapas de um projeto de robótica (montagem, conexão eletrônica e programação de robôs), não se limitando a um único kit de robótica.

Os alunos realizam projetos determinados pelos professores e outros de sua escolha, dentro da proposta da metodologia de “Projetos de Aprendizagem”.

 

 

 

O ensino de programação para crianças e jovens é uma proposta defendida pela UNESCO e também pela BNCC (Base Nacional Curricular Comum). Ao realizarem a programação de robôs, o aluno tem a possibilidade de exercitar o raciocínio lógico que é uma competência importante em sua formação integral. A diversidade de linguagens utilizadas nas atividades permite um conhecimento mais amplo sobre programação de computadores/robôs.

 

 

A Cultura Maker permite que os alunos possam, efetivamente, por a mão na massa.

O desenvolvimento de projetos baseados na Cultura Maker possibilitam o aprendizado sobre a utilização de diversas ferramentas e o trabalho com material sustentável, algo que colabora, ao mesmo tempo, com o desenvolvimento de sua habilidade manual e consciência ambiental

 

 

 

Dentro da atividade de Robótica Educacional entender os conceitos relacionados à Eletricidade e Eletrônica se torna imprescindível. Nossa proposta é apresentar esses conhecimentos de forma lúdica e descomplicada. Utilizamos jogos e atividades diversas nas quais os alunos aprendem na prática.

 

 

A prototipagem permite projetar de forma física os nossos projetos. O uso da impressora 3D tende a se torna comum em empresas e residências. Fazer com que nossos alunos saibam elaborar e imprimir seus projetos em uma impressora 3D é um dos diferenciais de nossa atividade.

 

 

 

Ao utilizarmos todos esses recursos em nossa atividade buscamos desenvolver projetos que estejam em consonância com o BNCC e com a proposta da Educação 4.0 pois, além de oferecer diversos conhecimentos técnicos, nós trabalhamos no desenvolvimento de competências e habilidades como:

 

 

Nossa atividade é customizada de acordo com as necessidades e especificidades de cada instituição e pode ser oferecida dentro da grade curricular ou no formato de atividade extraclasse.

Os dias e horários nos quais a atividade será oferecida é decidido junto à equipe pedagógica da instituição.

Nossa proposta é desenvolver uma parceria na qual a robótica possa colaborar, pedagogicamente, com a instituição.