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Robótica Educacional nas escolas

A utilização de recursos computacionais no ambiente educacional não é algo novo. Seymor Papert já afirmava em seu livro “Máquina das Crianças” que os computadores permitem explorar a desenvoltura que os mais jovens têm na utilização dos recursos digitais. Além disso, ao utilizá-los, o erro é visto de forma positiva, pois, faz parte do processo de aprendizagem. Embora a presença de artefatos tecnológicos no ambiente acadêmico seja algo importante, é necessário ressaltar que toda a proposta de utilização de recursos digitais não deve levar em consideração, apenas, os aspectos técnicos. Os alunos devem aproveitar esses conhecimentos em sua formação integral.

Como já dizia Seymor Papert:

“Não é o que você sabe sobre o computador que é importante, mas sua habilidade de fazer coisas com ele.”

Nesse contexto, a proposta da nossa atividade é explorar, pedagogicamente, os diversos recursos tecnológicos na área da Robótica Educacional.

O nosso projeto utiliza recursos diversificados para que os alunos possam ter contato com recursos tecnológicos mais atuais.

A Robótica Educacional desenvolvida pela RPC engloba atividades de Robótica, Cultura Maker, Programação de Computadores, Eletrônica Básica, Prototipagem e trabalho com sucata.

A proposta desta atividade é desenvolver em nossos alunos competências e habilidades como: a criatividade, capacidade de trabalhar em equipe, capacidade de inovação, colaboração, flexibilidade cognitiva, raciocínio lógico e o pensamento computacional.

Recursos da Atividade

A Robótica Educacional oferecida pela nossa empresa utiliza diversos kits e materiais em suas atividades pois, entendemos que ao trabalhar com recursos diversificados possibilitamos um maior aprendizado aos alunos e, além disso, acreditamos que mais importante que os recursos são as metodologias de aprendizagem que utilizamos em nossas aulas.