Objetivo:
Promover o conhecimento necessário para a utilização dos recursos do Arduino (sensores e atuadores) em atividades relacionadas a Educação, nas mais diversas disciplinas, de forma criativa e inovadora.
Ementa Teórica Atividades no AVA:
- Educação 4.0
- Metodologias Ativas
- Gamificação
- Cultura Maker
- Aprendizagem Baseada em Projetos
- Design Thinking
Ementa Prática:
- Introdução ao Arduino
- Programação Básica (Arduino).
- Projeto 01: LED Controlado por um botão de pressão (Semáforo).
- Introdução aos Potenciômetros e Resistores. Componente: Dispositivo Sonoro (Módulo de Som) e LDR.
- Componente: ServoMotor.
- Componente: Motor DC.
- Sensor: Distância Ultrassônico.
- Sensor: Umidade e Temperatura DHT11.
- Projeto 02: Criação do Robô RPC.
- Projeto Educacional com o uso do Arduíno.
Professor:

Mateus Mesquita Melo – Graduando em Física pala UFRJ