x

Blog

Home > Blog > Metodologias Ativas > Metodologias? Só se forem ativas!

Metodologias? Só se forem ativas!

4 de setembro de 2019
13 Comentários

A integração dos recursos digitais ao ambiente educacional deve subverter o status quo encontrado na maioria das instituições de ensino onde, geralmente, essa inserção pouco modifica as metodologias e ratifica uma educação baseada na centralidade e ação individual do professor, submetendo os alunos à “passividade pedagógica”. Os recursos digitais que poderiam possibilitar o surgimento de novas metodologias educacionais acabam sendo “incorporados” ao cotidiano escolar promovendo a continuidade de uma educação na qual o docente é o “protagonista” de um processo de aprendizagem que não é seu, e sim dos alunos.  

Entendemos que a integração dos recursos digitais dentro da perspectiva do uso de metodologias ativas pode colaborar com as mudanças necessárias aos processos educacionais.  

A proposta de uso de metodologias ativas é elaborar atividades nas quais os alunos sejam ativos e protagonistas. Destarte, podemos promover não só a melhoria do aprendizado mas, também, ajudá-los a serem autônomos na busca de novos saberes. 

Aguardamos a sua Participação 

Sua formação acadêmica foi baseada em Metodologias Ativas? 

O uso de Metodologias Ativas pode favorecer uma formação condizente com as necessidades da atualidade? 

Colabore conosco! 

COMENTÁRIOS:

C
Claudia
Cursos maravilhosos, que despertam o prazer da aprendizagem. Sucesso!!!!!
G
Gilmara Fonseca
Possibilitar o discente ser protagonista da construção do seu conhecimento
R
Rogério M da Silva
Por questões econômicas e geracionais minha formação acadêmica nem de longe teve como base uma Metodologia Ativa. Não tenho dúvidas que fazer usos dessas metodologias, agora na posição de educador, será uma experiência educacional riquíssima e altamente prazerosa para todos.
R
Rogério M da Silva
Por questões econômicas e geracionais minha formação acadêmica nem de longe teve como base uma Metodologia Ativa. Não tenho dúvidas que ao fazer uso dessas metodologias, agora na posição de educador, será uma experiência educacional riquíssima para todos envolvidos.
L
Liliane
Cada vez mais nos educadores estamos mediando conhecimento, quando somos protagonista da nossa aprendizagem dificilmente esquecemos. Na minha infância infelizmente não tive uma formação acadêmica ativa, mas estou tendo a oportunidade de viver essa experiência e vejo minha filha de 9 anos nesse processo de construção de seu próprio conhecimento.
A
Alessa
Sim, a educação do futuro já chegou, com isso requer conhecimentos e competências que estejam condizente com a realidade em que a sociedade caminha. As metodologias ativas possibilita essa formação necessária para a integração, desenvolvimento e crescimento do discente no processo ensino-aprendizagem.
R
Rosangela
Parte dela sim. Hoje percebo a dedicação de alguns professores em promover aulas cujo aluno pode construir novos conhecimentos a partir de experiências. Segundo Paulo Freire a educação horizontal estimula o ser pensante, ativo e crítico, ou seja, metodologia ativa.
R
Rosangela
Todos os dias nos deparamos com situações em sala de aula que nos levam a planejar aulas onde professor e aluno protagonizam a construções de novos conhecimentos e sem dúvida a metodologia ativa só veio a acrescentar.
R
Rodrigo Martins
A minha formação acadêmica foi baseada no tradicional e infelizmente não tive contato com as metodologias ativas.No meu ingresso em sala de aula, tive que realizar cursos de atualização e extensão para a complementação. O uso dessas metodologias favorece as necessidades da atuliadade de forma positiva para os alunos.
W
Wladimir
Uma das formas de estimular o aluno a ser parte atuante do processo ensino aprendizagem.
C
Cátia D`Avila
Não tive minha formação baseada em Metodologias Ativas. Se estamos falando em um movimento para educação do Seculo XXI, com certeza as Metodologias Ativas possibilitarão aos alunos desenvolverem suas competências e habilidades para a atualidade.
S
Suzana Fernanda
Minha formação acadêmica não foi baseada em Metodologias Ativas. Mas acredito que atualmente elas possam sim favorecer a aprendizagem por parte dos alunos, fazendo com que eles busquem novos saberes, tornem-se ativos e protagonistas do seu aprendizado.
F
FLÁVIA DIAS
Olá!! Infelizmente, minha formação não foi baseada em metodologias ativas, mas minha autonomia de estudo era bem parecida com a sala de aula invertida.Em casa, mesmo sem o poder da internet naquela época, eu buscava mais informações livros, jornais e revistas quando não achava algo. Mas infelizmente, o meu aprendizado não era muito explorado em sala de aula. Com certeza o uso das metodologias ativas favorece a formação plena com a atualidade. Promover a autonomia, a colaboração, o pensamento crítico, o senso crítico, entre outras competências e habilidades possibilita o aprendizado para a vida do aluno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*