x

Blog

Home > Blog > Metodologias Ativas > Gamificação! Que brincadeira é essa?

Gamificação! Que brincadeira é essa?

4 de setembro de 2019
11 Comentários

 

No mês de junho participei do VII Congresso Internacional de Educação Aprendizagem na cidade de Porto/Portugal.

 

 

Site do congresso: http://sobrelaeducacion.com/congreso/congresos-anteriores/congreso-2019/

 

Nesse congresso apresentei o artigo 

“Robótica e Cultura Maker: desenvolvendo competências e habilidades para o século XXI 

 

A temática do congresso foi sobre o uso da Gamificação no ambiente educacional. Essa Metodologia Ativa tem ganho cada vez mais espaço no ambiente acadêmico.  

Muito embora, em um primeiro momento, tenhamos a ideia que se trata, apenas, do uso de jogos em sala de aula, essa metodologia vai muito além disso, pois, promove o desenvolvimento de competências a partir do conceito dos jogos que são baseados em objetivos, regras, premiações, classificação etc.  

Nós educadores devemos tirar proveito do fascínio que nossos alunos têm em relação aos jogos e propor estratégias educacionais tão encantadoras e desafiadoras como as que encontram no ambiente dos jogos.  

Aguardamos a sua Participação 

Você acredita que os alunos iriam participar, de forma mais efetiva, das aulas ao usarmos metodologias como a Gamificação?  

Nossos professores estão prontos para utilizar a Gamificação em suas aulas? 

 

Colabore conosco! 

 

 

COMENTÁRIOS:

R
Rodrigo Angelito
Perfeito!
R
Rosangela
Acho interessante estimular o aluno utilizando fetramentas lúdicas e porque não com o uso do game.
C
Carolina
Acredito que a utilização da Gamificação é uma ótima metodologia para fomentar o processo de ensino-aprendizagem dos nossos alunos, já que os elementos de jogos fazem parte da realidade cotidiana de muitos, e a possibilidade de avançar a cada etapa proposta pelos jogos, motiva o aluno a querer superar os desafios apresentados. Como trata-se de uma nova proposta metodológica no ensino, creio que muitos professores ainda não estão capacitados para o uso da gamificação, mas como todo desafio,que nos movimenta e nos tira da nossa zona de conforto, cabe a nós buscarmos novas possibilidades de aprimoramento e capacitação para potencializarmos nossas aulas e assim tornar o aprendizado muito mais eficiente e satisfatório.
A
Alessa
Proposta muito produtiva que estimula as potencialidades do aluno. Mais uma metodologia desafiadora que o educador deve estar preparado a utilizar em sala de aula.
R
Rodrigo Martins
Os alunos com certeza iriam adorar a ramificação nas salas de aula.Eu,inclusive, já utilizei esse recurso(jogos) em sala de aula com um enorme êxito.(participação e interaçao intensa) A respeito dos professores, acredito na resistência de alguns, por conta do tradicionalismo e outros estariam prontos para o uso do tal recurso.
R
Rodrigo Martins
Os alunos com certeza iriam adorar a gamificaçao nas salas de aula.Eu ,inclusive ja utilizei tal recurso em sala com um enorme sucesso.(participação e interaçao intensa) A respeito dos professores,acredito na resistência de alguns e outros não.
R
Rodrigo Martins
Os alunos iriam adorar tal recurso em sala de aula. Ja utilizei e obtive sucesso. A respeito dos professores,acredito na resistência de alguns e outros não.
W
Wladimir
A aprendizagem fica dinãmica quando utilizamos a Gamificação em sala de aula. Aos interessados no tema, sugiro a leitura do livro Gamificar de Bryan Burke.
C
Cátia D`Avila
Acredito que a metodologia da Gamificação estimula a participação dos alunos nas aulas, por colocá-los como protagonistas. Entendo que nós professores, temos que continuarmos estudando, a sala de aula é dinâmica e tudo que vem para agregar na melhoria educacional, como a Gamificação, precisa ser mais estudada e multiplicada nas escolas.
S
Suzana Fernanda
Acredito que os alunos ficariam mais participativos nas aulas com a metodologia da Gamificação. O Jogo faz parte do mundo deles, e aprender jogado flui melhor e se torna mais interessante para eles. Já temos muitos profissionais prontos para utilizá-la, inclusive já utilizando. Mais ainda temos muitos resistentes a inovação.
F
FLÁVIA DIAS
Olá, bom dia!! O uso da gamificação em sala de aula enriquece e dinamiza muito mais a aprendizagem, a colaboração e os desafios, melhorando a participação de todos neste processo. E ela já existe a tempos... mas atualmente é que as pessoas de se deram conta disso... as atividades que incluem regras, tempo, fases, premiação entre outras características, envolvem a gamificação de uma certa forma. E neste momento em que este termo está em alta nos ambientes escolares, é a hora de explorar este universo dos jogos de forma inovadora. Alguns, sempre estiveram preparados para lidar com a gamificação, outros não. Aqueles que oferecem algum tipo de atividade diferenciada aos seus alunos, insere a gamificação de maneira que as vezes ele nem percebe. Porém, os mais conservadores e tradicionais, dependendo a sua metodologia, não usam e não enxergam a gamificação como fortes aliados em seu ensino. Espero que no atual momento, todos os professores possam aplicar as caraterísticas da gamificação em suas aulas, pois ela agrega (e muito). As possibilidades de uso são infinitas.... e convenhamos: quem não gosta de um bom jogo??? ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*