x

Serviços

Home > Serviços > 2019 > agosto > 13 > Robótica Educacional com Cultura Maker…

Robótica Educacional com Cultura Maker nas escolas

A utilização de recursos computacionais no ambiente educacional não é algo novo. Seymor Papert já afirmava em seu livro “Máquina das Crianças” que os computadores permitem explorar a desenvoltura que os mais jovens têm na utilização dos recursos digitais. Além disso, ao utilizá-los, o erro é visto de forma positiva, pois, faz parte do processo de aprendizagem. Embora a presença de artefatos tecnológicos no ambiente acadêmico seja algo importante, é necessário ressaltar que toda a proposta de utilização de recursos digitais não deve levar em consideração, apenas, os aspectos técnicos. Os alunos devem aproveitar esses conhecimentos em sua formação integral. Como já dizia Seymor Papert:

“Não é o que você sabe sobre o computador que é importante, mas sua habilidade de fazer coisas com ele.”

Nesse contexto, a proposta da nossa atividade é explorar, pedagogicamente, os diversos recursos tecnológicos na área da Robótica Educacional.

O nosso projeto utiliza recursos diversificados para que os alunos possam ter contato com recursos tecnológicos mais atuais.

 

Robótica (com o uso de vários tipos de kits robóticos);

Linguagem de Programação (explorando diversas linguagens de programação);

Pensamento Computacional (usando a plataforma da empresa parceira CodeComet);

Cultura Maker com uso de sucata (desenvolvimento de habilidade manual e consciência ambiental);

Eletrônica Básica (montagem de circuitos eletrônicos);

Prototipagem (Produção e impressão de material na impressora 3D).

 

A proposta de Robótica Educacional da RPC Tecnologia Educacional está em consonância com as competências de Cultura Digital, Tecnologia Digital e Pensamento Computacional descritas Base Curricular Comum Nacional (BNCC).

Nosso projeto de Robótica Educacional trabalha na perspectiva de Educação 4.0 e colabora com o desenvolvimento de competências e habilidades como a criatividade, capacidade de trabalhar em equipe, capacidade de inovação, colaboração, flexibilidade cognitiva, raciocínio lógico, pensamento crítico etc.