x

Cursos

Home > Cursos > Tecnologia Educacional com ênfase em…

Tecnologia Educacional com ênfase em Metodologia Ativas e Educação Online

OBJETIVO

A proposta do curso é possibilitar o desenvolvimento das competências necessárias para que, professores e demais profissionais envolvidos com Educação, possam utilizar recursos da Tecnologia Educacional no ambiente pedagógico e, de forma mais específica, aqueles relacionados ao uso de Metodologias Ativas e Educação Online.

JUSTIFICATIVA

     O uso de recursos digitais no ambiente pedagógico é cada vez maior e se há pouco tempo a utilização destes recursos era, de certa forma, quase que opcional nas instituições de ensino, na atualidade, não tem como pensarmos em processos educacionais sem o uso de recursos digitais, sejam para elaborar, lecionar (de forma presencial ou online) ou para disponibilizar materiais pedagógicos.

Nesse contexto, segundo a Base Nacional Curricular Comum (BNCC)[1], a competência Cultura Digital se apresenta como sendo muito importante não só para os estudantes, mas também, para os profissionais das demais áreas.

Esta competência é descrita da seguinte forma:

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.”

Além do desenvolvimento da competência da Cultura Digital, os profissionais da área de Educação também precisam agregar conhecimentos sobre Metodologias Ativas e Educação Online.

O panorama educacional, seja no formato presencial ou online, nos obriga a integrar os recursos digitais à nossa prática pedagógica pois, cada vez fica mais evidente ser necessário que tenhamos um Ensino Híbrido e que saibamos utilizar metodologias de ensino/aprendizagem e recursos pedagógicos em ambientes presenciais e à distância, de forma planejada, crítica e inovadora.

Nosso curso se propõe a possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para que os egressos possam desenvolver as Inovações Pedagógicas tão necessárias à contextualização e melhoria dos processos educacionais, sejam eles no formato presencial ou online.  

EMENTA:

Educação no Século XXI. Tecnologia Educacional. Pensamento Computacional. Metodologias Ativas (Sala de Aula Invertida e Ensino Híbrido). Projetos de Ensino e de Aprendizagem. Educação Online. Recursos da Google (Plataforma AVA). Inovação Pedagógica.

CARGA HORÁRIA:

            O curso é dividido em 5 (cinco) módulos, sendo um a cada semana. Cada módulo tem 2 (duas) horas de encontro “Ao Vivo” pela plataforma Meet da Google e 2 (duas) horas para realização de atividades disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Sendo assim, a carga horária total do curso é de 20 horas.

Os módulos oferecidos são:

  • Educação no Século XXI
  • Tecnologia Educacional
  • Metodologia Ativas (Ensino Híbrido e Sala de Aula Invertida)
  • Educação Online (recursos digitais)
  • Inovação Pedagógica

 

PERÍODO DO CURSO:

Início:  1º de junho de 2020.

Final:   4 de julho de 2020.

 

PÚBLICO-ALVO:

Professores e demais profissionais interessados na temática.

 

RECURSOS NECESSÁRIOS AOS PARTICIPANTES DO CURSO:

Os alunos devem ter computadores com acesso à Internet para acompanhar os encontros/aulas ao vivo e desenvolverem as atividades propostas no AVA.

 

DESCONTO ESPECIAL DE 10%:

  • Profissionais da Educação
  • Colaboradores de escolas e empresas parceiras
  • Ex-alunos da RPC Tecnologia Educacional

 

 

 

Professor: 

Vicente Willians – Mestre em Educação 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0612785538779466 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

[1] Base Nacional Curricular Comum – http://basenacionalcomum.mec.gov.br/