OBJETIVO
A proposta do curso é possibilitar o desenvolvimento das competências necessárias para que, professores e demais profissionais envolvidos com Educação, possam utilizar recursos da Tecnologia Educacional no ambiente pedagógico e, de forma mais específica, aqueles relacionados ao Ensino Híbrido, Metodologias Ativas e Educação Online.
JUSTIFICATIVA
O uso de recursos digitais no ambiente pedagógico é cada vez maior e se há pouco tempo a utilização destes recursos era, de certa forma, quase que opcional nas instituições de ensino, na atualidade, não tem como pensarmos em processos educacionais sem o uso de recursos digitais, sejam para elaborar, lecionar (de forma presencial ou online) ou para disponibilizar materiais pedagógicos.
Nesse contexto, segundo a Base Nacional Curricular Comum (BNCC)[1], a competência Cultura Digital se apresenta como sendo muito importante não só para os estudantes, mas também, para os profissionais das demais áreas.
Esta competência é descrita da seguinte forma:
“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.”
Além do desenvolvimento da competência da Cultura Digital, os profissionais da área de Educação também precisam agregar conhecimentos sobre Metodologias Ativas e Educação Online.
O panorama educacional, seja no formato presencial ou online, nos obriga a integrar os recursos digitais à nossa prática pedagógica pois, cada vez fica mais evidente ser necessário que tenhamos um Ensino Híbrido e que saibamos utilizar metodologias de ensino/aprendizagem e recursos pedagógicos em ambientes presenciais e à distância, de forma planejada, crítica e inovadora.
Nosso curso se propõe a possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para que os egressos possam desenvolver as Inovações Pedagógicas tão necessárias à contextualização e melhoria dos processos educacionais, sejam eles no formato presencial ou online.
EMENTA:
Educação no Século XXI. Tecnologia Educacional. Pensamento Computacional. Ensino Híbrido. Metodologias Ativas. Educação Online. Projetos de Ensino e de Aprendizagem. Educação Online. Recursos da Google (Plataforma AVA). Inovação Pedagógica.
CARGA HORÁRIA:
O curso é dividido em 5 (cinco) módulos, sendo um a cada semana. Cada módulo tem 2 (duas) horas de encontro “Ao Vivo” e 2 (duas) horas para realização de atividades disponibilizadas na plataforma RPCTE Online.
Sendo assim, a carga horária total do curso é de 20 horas.
Os módulos oferecidos são:
PERÍODO DO CURSO:
Início:
Final:
PÚBLICO-ALVO:
Professores e demais profissionais interessados na temática.
RECURSOS NECESSÁRIOS AOS PARTICIPANTES DO CURSO:
Os alunos devem ter computadores com acesso à Internet para acompanhar os encontros/aulas ao vivo e desenvolverem as atividades disponibilizadas no ambiente RPCTE Online.
DESCONTO ESPECIAL DE 10%:
Professor:
Vicente Willians – Mestre em Educação
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0612785538779466
[1] Base Nacional Curricular Comum – http://basenacionalcomum.mec.gov.br/