OBJETIVO
A proposta do curso é apresentar conhecimentos e desenvolver competências necessárias para que professores e demais profissionais envolvidos com a Educação possam utilizar recursos da Tecnologia Educacional no ambiente pedagógico e, de forma mais específica, aqueles relacionados à Robótica Educacional, Linguagem de Programação, Prototipagem e Cultura Maker.
JUSTIFICATIVA
O uso de recursos digitais no ambiente pedagógico tem se tornado cada vez maior e se, há pouco tempo esta presença era quase que opcional nas instituições de ensino, na atualidade, não tem como pensar na formação escolar sem o desenvolvimento da competência da Cultura Digital que consta na Base Nacional Curricular Comum (BNCC).
Esta competência é descrita da seguinte forma:
“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. ”
Além de desenvolver a competência da Cultura Digital, se faz importante agregar às inovações tecnológicas que surgem como a Robótica Educacional e a Cultura Maker ao cotidiano pedagógico. A presença de robôs no ambiente educacional, diferente do que ocorre nas demais áreas da sociedade, é colaborar com a contextualização e dinamismo dos processos pedagógicos.
Assim como a Robótica Educacional, a Cultura Maker também tem possibilitado o surgimento de uma nova dinâmica educacional.
Nesse contexto, a Robótica Educacional e a Cultura Maker podem colaborar, na medida em que favorecem o desenvolvimento de competências e habilidades, como: o raciocínio lógico, trabalho colaborativo, flexibilidade cognitiva, capacidade de inovação, inteligência emocional, resolução de problemas complexos, pensamento crítico, criatividade, negociação, etc. A parte teórica do curso vai abordar os conhecimentos pedagógicos necessários ao desenvolvimento da atividade como: metodologias ativas, inovação pedagógica e planejamento educacional. A parte prática vai tratar de atividades de Robótica Educacional com uso de diversos tipos de kits, Atividades de Cultura Maker, Conexões Elétricas, Linguagem de Programação e trabalho com sucata.
EMENTA:
Teoria
Educação no Século XXI. Tecnologia Educacional. Pensamento Computacional. Metodologias Ativas. Gamificação. Robótica Educacional. Cultura Maker. Inovação Pedagógica. Projetos de Ensino e de Aprendizagem.
Prática
Recursos da Google. Linguagens de Programação. Conceitos básicos de Eletricidade e Eletrônica. Projetos Maker. Prototipagem com impressora 3D. Montagem de robôs.
CARGA HORÁRIA:
20 (vinte) horas/ no total.
15 (quinze) horas de encontros presenciais.
5 (cinco) horas de atividades online.
HORÁRIO:
Quinta-feiras das 18h30 às 21h30. 5 (cinco) encontros presenciais
INÍCIO DAS AULAS:
início em abril de 2024.
PÚBLICO-ALVO:
Trabalhadores da área de Educação e demais interessados na temática do curso.
CERTIFICADO DO CURSO:
O certificado será emitido pela RPCTE Tecnologia Educacional para os participantes com a frequência mínima de 75% do curso.
VALOR:
R$ 300,00 (trezentos reais)
Obs.: desconto de 10% para profissionais da área da Educação e ex-alunos da RPCTE
FORMA DE PAGAMENTO:
Depósito em conta corrente ou PIX
Cartão de crédito em até 3 vezes.
LOCAL DO CURSO:
CENTER SHOPPING
Avenida Geremário Dantas, 404 – G2 sala 504 – Tanque, Rio de Janeiro – RJ
INSCRIÇÕES E MAIORES INFORMAÇÕES:
Telefones: (21) 3496-0350 / 99111-4146
Link de inscrição: https://forms.gle/gXpdb2WyNDMTHSnP8
Professor:
Vicente Willians – Mestre em Educação
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0612785538779466
Fotos das turmas