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Tecnologia Educacional com ênfase em Robótica Educacional e Cultura Maker

OBJETIVO

A proposta do curso é apresentar conhecimentos e desenvolver competências necessárias para que professores e demais profissionais envolvidos com a Educação possam utilizar recursos da Tecnologia Educacional no ambiente pedagógico e, de forma mais específica, aqueles relacionados à Robótica Educacional, Linguagem de Programação, Prototipagem e Cultura Maker.

 

JUSTIFICATIVA

  O uso de recursos digitais no ambiente pedagógico tem se tornado cada vez maior e se, há pouco tempo esta presença era quase que opcional nas instituições de ensino, na atualidade, não tem como pensar na formação escolar sem o desenvolvimento da competência da Cultura Digital que consta na Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Esta competência é descrita da seguinte forma:

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. ”

Além de desenvolver a competência da Cultura Digital, se faz importante agregar às inovações tecnológicas que surgem como a Robótica Educacional e a Cultura Maker ao cotidiano pedagógico.  A presença de robôs no ambiente educacional, diferente do que ocorre nas demais áreas da sociedade, é colaborar com a contextualização e dinamismo dos processos pedagógicos.

Assim como a Robótica Educacional, a Cultura Maker também tem possibilitado o surgimento de uma nova dinâmica educacional.

Nesse contexto, a Robótica Educacional e a Cultura Maker podem colaborar, na medida em que favorecem o desenvolvimento de competências e habilidades, como: o raciocínio lógico, trabalho colaborativo, flexibilidade cognitiva, capacidade de inovação, inteligência emocional, resolução de problemas complexos, pensamento crítico, criatividade, negociação, etc. A parte teórica do curso vai abordar os conhecimentos pedagógicos necessários ao desenvolvimento da atividade como: metodologias ativas, inovação pedagógica e planejamento educacional. A parte prática vai tratar de atividades de Robótica Educacional com uso de diversos tipos de kits, Atividades de Cultura Maker, Conexões Elétricas, Linguagem de Programação e trabalho com sucata.

 

EMENTA:

Teoria

Educação no Século XXI. Tecnologia Educacional. Pensamento Computacional. Metodologias Ativas.  Gamificação. Robótica Educacional. Cultura Maker. Inovação Pedagógica. Projetos de Ensino e de Aprendizagem.

 

Prática

Recursos da Google. Linguagens de Programação. Conceitos básicos de Eletricidade e Eletrônica. Projetos Maker. Prototipagem com impressora 3D. Montagem de robôs. 

 

CARGA HORÁRIA:

20 (vinte) horas/ no total. 

15 (quinze) horas de encontros presenciais. 

5 (cinco) horas de atividades online. 

 

HORÁRIO:

Quinta-feiras das 18h30 às 21h30. 5 (cinco) encontros presenciais

 

INÍCIO DAS AULAS:

início em abril de 2024.

 

PÚBLICO-ALVO:

Trabalhadores da área de Educação e demais interessados na temática do curso.

  

CERTIFICADO DO CURSO:

O certificado será emitido pela RPCTE Tecnologia Educacional para os participantes com a frequência mínima de 75% do curso. 

 

VALOR:

R$ 300,00 (trezentos reais)

Obs.: desconto de 10% para profissionais da área da Educação e ex-alunos da RPCTE

 

FORMA DE PAGAMENTO:

Depósito em conta corrente ou PIX

Cartão de crédito em até 3 vezes.

 

LOCAL DO CURSO:

CENTER SHOPPING

Avenida Geremário Dantas, 404 – G2 sala 504 – Tanque, Rio de Janeiro – RJ

 

INSCRIÇÕES E MAIORES INFORMAÇÕES:

Telefones: (21) 3496-0350 / 99111-4146

 

Link de inscrição: https://forms.gle/gXpdb2WyNDMTHSnP8

 

 

 

Professor: 

Vicente Willians – Mestre em Educação 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0612785538779466 

 

 

 

 

Fotos das turmas