x

Cursos

Home > Cursos > Neurociência Educacional

Neurociência Educacional

Objetivo:

O curso tem como proposta apresentar o conjunto de conhecimentos advindos das Neurociências dedicado à compreensão do funcionamento e identificação das estruturas envolvidas nos mecanismos cognitivos, comportamentais, motores e sensoriais, com o intuito de estabelecer as relações eminentes entre o conhecimento neurocientífico e as demandas inerentes do processo educativo.  

Ementa:

Módulo 1: Fundamentos de neuroanatomia e neurofisiologia. Identificação da organização funcional do córtex cerebral. Compreensão do mecanismo da transmissão sináptica. Plasticidade neural. 

Módulo 2: Fundamentos neurobiológicos dos sistemas sensoriais e perceptivos e plasticidade cerebral. Integração sensorial. Sistema somatossensorial, receptores periféricos sensoriais, receptores proprioceptivos, sistema auditivo, visual, tátil, olfativo e gustativo. Motricidade. 

Módulo 3: Neurobiologia dos processos cognitivos. Atenção: formação reticular, habituação, amígdala; consciência, memória, pensamento e ação. Funções executivas, cognição. Emoção. Neuromoduladores da atenção, cognição, emoção. Comportamento. Aprendizagem.  

Módulo 4NeuroeducaçãoAprendizagem, recursos pedagógicos “neuroadequados”, motivação, estratégias multissensoriais. Estímulos neurais no processo de aprendizagem. Período crítico. Sistema motor: reflexo e voluntário.  

Professora: 

Fátima Vasconcelos – Doutora em Educação 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7172549460462720 

 

 

Aula inaugural da Turma 1